quarta-feira, agosto 21, 2013

Sobre a polêmica da multa para quem joga lixo no chão

Desde quando esse assunto surgiu, vi diversas opiniões espalhadas pela internet. Muitos amigos desabafaram sobre o "absurdo" dessa nova "lei" - Agora, a multa mínima é de R$ 157 (para volumes até uma lata de refrigerante), e o valor sobe de acordo com o tamanho, chegando até R$ 3 mil, no caso de grande quantidade de entulho. Mais de 600 pessoas foram treinadas para implementar o programa na cidade. - Li diversas reclamações de pessoas que não se conformam com isso.

- Ah, é muita falta do que fazer! Tantas coisas grandes para que esses políticos se preocupem e eles resolvem colocar uma multa para quem jogar lixo no chão? Parece brincadeira!

E como essa declaração, li diversas outras por aí. Minha cabeça sempre povoada de muitos pensamentos, opiniões, histórias e por aí vai... começou a questionar uma reclamação aqui e outra ali. Silenciosamente, apenas no meu interior, debatia sobre esse assunto que aos poucos foi se transformando em uma enorme polêmica.

Ontem, finalmente li - não sei se no Facebook ou no twitter - uma opinião de alguém, que infelizmente não lembro mais de quem foi, sobre o assunto. A pessoa disse "só espero que essa multa não seja mais uma maneira de o governo conseguir arrancar dinheiro da população. Para se ter lixo no lixo, é necessário que tenha mais lixeiras espalhadas na cidade"... Fiquei pensando sobre essa reflexão e é com ela que eu concordo e que passo a dar aqui a minha opinião sobre esse assunto.

Discordo totalmente com quem discorda dessa multa dizendo que os políticos precisam antes de mais nada aplicar uma multa para a corrupção. Não! Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como já disse aqui, para que o mundo mude, nós precisamos nos mexer para mudar também o que fazemos de errado. Apontar o dedo é sempre mais fácil  do que enxergar os próprios erros e começar a mudança por nós mesmos.

Um lixinho no chão não é nada perto de toda a corrupção? Tem certeza? Não penso dessa maneira. Acredito que no lugar de reclamar dessa nova multa, a reclamação deveria ser sobre a falta de lixeiras. Se todos que reclamaram gastassem a energia para mudar o discurso pedindo mais lixeiras, as vantagens já começariam a surgir. Mais lixeiras na cidade significa um lugar mais limpo. E isso é ruim?

Estamos muito acostumados a apontar nosso dedinho e acusar quem está lá no poder de todas as mazelas que vivemos. Acho que já passou da hora de mudarmos isso e olharmos para o nosso próprio umbigo buscando desde a nossa casa até o cargo mais alto da política atitudes mais corretas. 

Detesto quando estou no carro e vejo alguém abrir o vidro para jogar alguma coisa da janela. Fico irritada quando estou caminhando na rua e vejo alguém jogando lixo no chão. Vejo essa multa com duas vantagens: Se realmente acontecer com frequência e a vigilância for eficaz, as ruas ficarão mais limpas. E a segunda é que para cobrar, precisam colocar mais lixeiras espalhadas por aí, o que acabará educando os porquinhos fazendo com que - infelizmente, com medo da punição - eles joguem o lixo no lugar que deve ser jogado. 

Os políticos tinham que estar se preocupando com outras coisas? Tudo bem. Mas acredito que educar quem não tem educação já é um grande começo. E se uma sugestão ainda é válida, o segundo passo poderia ser colocar placas de concreto espaçadas por todos os acostamentos, para educar aqueles malandros que ultrapassam por ali nos engarrafamentos. 

 Pequenos passos levam a grandes mudanças. Pena que a maioria das pessoas só quer culpar o outro pelos problemas que vive e ficam estacionadas no mesmo lugar, esperando sempre que alguém ande por elas. 

Nenhum comentário: