sexta-feira, agosto 02, 2013

Destino: França - Livro: O Sorriso das Mulheres

Continuando o desafio #196 livros, 196 países em 500 dias, consegui terminar mais um livro. Agora faltam 194! Bom, não criei muitas regras para esse desafio. Afinal, é um projeto pessoal de uma ideia que achei perfeita. É uma maneira de conhecer um pouco da cultura e também do jeito de escrever de pessoas ao redor do mundo. E esse passeio está me encantando.

Descobri "O Sorriso das Mulheres" em uma promoção da Editora Record na Saraiva. Gostei da capa, do nome e da sinopse:

Aurélie Bredin é a jovem e sensível proprietária do restaurante Le Temps des Cerises, no coração de Paris. Foi ali, no pequeno e romântico restaurante, que seu pai conquistou o coração de sua mãe, graças ao famoso menu d'amour. E foi ali, rodeada pelo aroma de chocolate e canela, que Aurélie cresceu e encontrou consolo nos momentos difíceis da vida. Mas agora, depois de uma decepção amorosa, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de confortá-la.

Uma tarde, mais triste do que nunca, Aurélie se refugia numa livraria, onde se depara com um romance intitulado O sorriso das mulheres. Intrigada, ela começa a ler o livro e percebe que a protagonista é inspirada nela e que seu restaurante é um dos cenários principais.

Surpresa, Aurélie decide entrar em contato com o autor – um misterioso e recluso inglês –, mas essa não é uma tarefa fácil. Ela não desiste e, quando finalmente consegue conhecer o escritor, esse encontro se revela bem diferente daquele que ela havia imaginado...

Com sua escrita original, leve e apaixonada, Nicolas Barreau mistura neste livro amor, mistério, o charme de Paris e os sabores da cozinha, para levar até os leitores uma história que encanta e aquece o coração.
 Confesso que fiquei um pouquinho preocupada com essa frase: "Este romance fará você feliz". Sabe, não gosto muito de livros de auto-ajuda e pensei que poderia ter uma pegada nesse estilo. Mesmo assim resolvi "dar uma olhada" e depois que comecei, não consegui mais parar.

O livro é fofo, fofo, fofo. Tem uma pegada leve, divertida e doce. Fiquei apaixonada pela história e pelo jeito que o autor escreveu. Terminei o livro com uma pulga atrás da orelha. Será que a história é real? Será que tudo aquilo aconteceu com o autor? Enquanto lia as últimas páginas um nó se formava na minha cabeça. Aquilo era uma confissão? Nicolas Barreau não existe assim como Robert Miller?!

O motivo para esse questionamento foi uma pesquisa que fiz na internet com o nome do autor. Sou daquelas que adora entrar em contato com os autores dos livros que ama. Já bati papo com a autora de "Anna e o Beijo Francês", com a fofa de "Casados com Paris", com o italiano de "Branca como leite, vermelha como sangue" e com todos os nacionais que adoro! Resolvi encontrar o Nicolas para dar um olá e um obrigada por um livro tão fofo. Mas ele não tem nada pela internet. Não tem site oficial, Facebook, twitter... São poucas as informações sobre ele. Pensei: Ué, parece até com a história do livro! E será que é?!

Vou ficar sem resposta, mas com uma sensação deliciosa toda vez que pensar na história. Terminei de ler no ônibus e ri sozinha com a última linha do posfácio.

O Sorriso das mulheres é um presente do céu, é o início de uma história de amor, e, se posso desejar alguma coisa, é a seguinte: que minha querida namorada U. ainda possa vestir por muitos anos seu novo casaco de inverno e que este livro termine para os gentis leitores e leitoras do mesmo modo como começou - com um sorriso. 
E era exatamente dessa maneira que eu estava no ônibus quando li a última linha - com um sorriso bobo no rosto. Ao ler isso, comecei a rir! Vi no Skoob que o livro não tem avaliações muito positivas e fiquei com vontade de falar sobre opiniões e gostos depois disso, mas vou deixar para um próximo post. Espero que muitos de vocês tenham a possibilidade de dar uma volta ao mundo como essa. E espero encontrar muitas outras surpresas, tomar muitos vinhos e cafés com personagens que gostaria de ter como amigos. Essa viagem está sendo deliciosa! O próximo destino? Afeganistão! Quem vai comigo?!

Nenhum comentário: