terça-feira, agosto 27, 2013

Caderninho na cabeceira da minha cama

A minha vida é cheia de histórias construídas por muitas pessoas que passam por ela mesmo que rapidamente. Um dia, um rapaz que eu conheci na segunda noite de autógrafos do meu livro -  Louca Por Você, me chamou na internet para mostrar o projeto de uma amiga. A menina ia completar trinta anos e decidiu fazer o  projeto - 30 antes dos 30. Ela decidiu montar uma lista com trinta coisas que sempre teve vontade de fazer, mas que nunca tinha feito e nada melhor do que correr atrás daquelas realizações antes dos trinta anos. 

No primeiro vídeo que assisti - vocês podem assistir todos os vídeos clicando aqui - já achei a Flávia Calina uma fofa. Ela tinha um jeitinho meigo de falar e como gostei da ideia, resolvi acompanhar todos os vídeos que ela começaria a postar. E foi assim, assistindo um pouco da vida daquela pessoa que eu não conhecia que uma das coisas da lista dela passou a fazer parte da minha. 

A Flávia contou sobre um caderninho da gratidão que ela havia aprendido com a apresentadora Oprah Winfrey. A ideia é basicamente ter um caderninho para anotar diariamente coisas que aconteceram durante o dia e que foram boas para você. Uma forma de agradecer ao universo pelo que recebeu e de perceber como pequenas coisas fazem com que seu dia seja muito melhor. Como gosto daquela história do "Segredo", sobre pensamentos positivos atraírem coisas positivas, resolvi adotar aquela prática. 

"A apresentadora de TV americana Oprah Winfrey mantém há anos um diário da gratidão. "O compromisso de anotar diariamente cinco coisas boas que aconteceram faz você mudar a forma como vê a vida. A gente passa a procurar o que nos deixa feliz para ter o que anotar mais tarde", declarou ela." 

E desde então venho anotando em um caderninho - já estou no segundo - diariamente sobre tudo aquilo pelo qual sou grata. É tão gostoso! Quando estou pronta para dormir, depois de um dia inteiro de trabalho, é delicioso recordar coisas que fizeram com que o dia tivesse um gostinho mais especial. Tem dias que são coisas bem pequenas, mas elas estão lá. Em outros dias são agradecimentos enormes e é ainda melhor.

Não sou fã de livros de auto-ajuda, mas acho que essa prática é  uma coisa simples que pode ser adotada por todos. Você aprende a reconhecer mais as gentilezas que recebe, que poderiam passar despercebidas. E também é uma boa leitura no final do ano. Um balanço de tudo aquilo que você recebeu. Eu adoro!! E fica a dica para quem quiser começar um caderninho também.

Um comentário:

Lucas disse...

Essa ideia é ótima! Uma maneira incrível de te dar uma motivação e ver as coisas boas da vida, mesmo que pequenas. Já que escrevo todos os dias (ahh, é meu sonho ser escritor!)não seria nada mal eu começar a escrever bons momentos do meu dia num caderninho também hahaha