quinta-feira, agosto 04, 2011

Como nascem as idéias

Logo que divulguei o lançamento do meu primeiro livro, o Louca Por Você, muitas pessoas me perguntaram como surgiu a idéia da história. Pois bem, acredito que todo autor quando começa a criar, coloca nos personagens um pouquinho de cada pessoa que já cruzou pelo seu caminho. Uma característica forte de um amigo, um traço marcante de um professor do passado, uma frase muito usada por alguém da família e assim por diante.

Comigo não acontece diferente. Todas as crônicas, textos e o meu livro, possuem um pouco de mim e de todos aqueles que já estiveram ou que estão na minha vida. Histórias que escuto por aí, fragmentos de conversas, sonhos que nunca esqueci... Tudo isso ajuda na hora de escrever. Mas é claro que não é só isso. Acredito que todo autor, além de usar o baú da mente, usa também a imaginação. Lembram do Fantástico Mundo de Bob? É mais ou menos assim que acontece.

Você ouviu uma fofoca de uma amiga. Ok. O que ela presenciou, não é o mesmo que você imagina. É como a experiência que um professor fez certa vez: Feche os olhos agora e imagine um barco no meio do rio. Imaginou?! Cada um que passar por aqui e fizer essa experiência, pensará em um barco diferente. Alguns terão na cabeça uma canoa, ou um iate, ou uma lancha...

O que eu quero dizer é que para escrever, você parte de uma coisa que já conhece e transforma naquilo que imagina, sonha, deseja... O mundo da literatura não precisa ser como o mundo real. Pode ter um pouquinho de magia, ou um clima mais gostoso de romance, mais drama, mais comédia, mais ingredientes...

O gostoso de ler, é poder sentir aquele friozinho na barriga com a história. É querer mergulhar no livro e se sentir parte de tudo aquilo. É reconhecer amigos e até você mesmo nos personagens e nas situações vividas por eles. Por isso sou tão apaixonada pela literatura e não consigo entender como podem existir pessoas que não gostam de ler.

Bom, para terminar, confesso que estou ansiosa com o lançamento do meu primeiro livro. É a primeira vez que a minha imaginação será lida por pessoas e mais pessoas. Espero, do fundo do meu coração, que todos gostem do Louca Por Você e que se identifiquem com algum dos personagens.

Vou contando as próximas novidades! =) Até breve!

Um comentário:

Leandro de Lira disse...

Olá Nanda!
Tudo bem?
Bem, meu nome é Leandro de Lira. E possuo um blog, que se chama "Palavras ao vento...".
O blog fala sobre o mundo literário. Lá são postadas resenhas, comentários, críticas etc.
E também são postadas divulgações de livros, autores, editoras etc. Ou seja, tudo relacionado ao mundo literário mesmo.
E estou procurando parceria. E o que me fez procurar parceria com você, é pelo fato de eu ter visto seu livro, que ainda vai lançar, que se chama "Louca por você". Então eu fiquei super curioso para lê-lo e claro também, em me tornar seu parceiro.
O link do blog é: http://www.leandro-de-lira.blogspot.com/
Aguardo uma resposta ansiosamente!
Obrigado.
E o meu e-mail é: leeoh-1@live.com
Leandro de L.